Já precisou descartar um grande volume de entulhos da sua obra? Sujeira, entulho ou lixo, ninguém gosta de ver isso jogado pelas ruas. Se você está precisando deste serviço, é hora de contratar caçambas de entulho e, para não ter erro na hora da contratação, vamos te explicar qual o destino correto desses resíduos coletados para validar com as empresas fornecedoras do serviço.
Menos de 20% dos municípios do país tratam de forma correta o que sobra de demolições e da construção civil, e por esta razão, antes de tudo, você precisa verificar se a empresa que você deseja contratar para fazer esta coleta, é cadastrada junto à SMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente); isso irá garantir que tudo que for coletado, terá a destinação correta conforme seus tipos.
Cada prefeitura municipal estabelece regras para a instalação das caçambas nas vias públicas; para calçadas, há diretrizes a serem respeitadas como uso da menor dimensão, deixando livre para passagem até 1,5 m de espaço para pedestres.
Além desta segurança em relação à instalação das caçambas, é preciso atentar-se, se a caçamba contratada é a ideal para a retirada dos resíduos ali presentes; itens tóxicos podem precisar de uma coleta específica previamente autorizada pelo município.
Você sabia que as caçambas de entulho não são destinadas para coleta de lixo doméstico? Pois é. As caçambas são para coleta de resíduos derivados da construção civil, que através da resolução nº 307/2002 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), separa estes em 4 classes de rejeitos.
É importante sempre informar à Contratada, quais os tipos de materiais que precisarão da coleta; tanto por segurança, custo, local e necessidade do descarte.
Abaixo, entenda os 4 tipos de resíduos da construção definidos pelo Conama:
Resíduos reutilizáveis ou recicláveis, como concreto, tijolos, telhas, estruturas pré-moldadas em concreto, argamassa, pedras, areias e rochas.
Rejeitos recicláveis para outras destinações, como madeira, plástico, papel, papelão, vidro, drywall, metal ferroso e não ferroso e gesso. Para ser descartado na caçamba, o gesso precisa ser separado dos outros materiais.
Resíduos que não têm sua reciclagem ou recuperação economicamente viáveis, como lã de rocha, lã de vidro, saco de cimento pós-consumo, tubos de poliuretano e massa de vidro.
Rejeitos contaminados ou prejudiciais à saúde, como os provenientes de clínicas radiológicas, assim como os materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde, como solvente, textura, massa corrida, grafiato e telhas de amianto ou fibrocimento. (Fonte: Conama).
Os dejetos coletados devem ser encaminhados pela Contratada para lugares autorizados pela prefeitura; estes locais variam de acordo com cada cidade. Todos os entulhos coletados são levados para usinas que tratarão desde a seleção, armazenamento e classificação dos materiais ao seu fim correto.
Os produtos são reciclados e a grande maioria é utilizado em obras públicas, servindo de suprimento para base de asfalto, pisos e até manutenção de estradas. Estes materiais reaproveitados e tratados de forma a não poluir o meio ambiente, são responsáveis por grande parte da economia em obras, tornando-as mais de 50% mais baratas. Em 2010, o Ministério do Meio Ambiente estabeleceu uma política nacional, a fim de que todos os estados e municípios até 2022 regularizem a coleta e descarte de resíduos sólidos.
Bom, não sabia disso né ?….
Portanto, contrate quem conheça do assunto. A BOTA FORA CAÇAMBAS trabalha dentro das normas ambientes de descarte consciente dos entulhos. Seguindo leis e cumprindo com o compromisso ambiental. Entra em contato e solicite um orçamento.